O Cais do Valongo foi palco de mais uma edição da Roda de Danças Afro-Brasileiras, promovida mensalmente pelo Grupo Tambor de Cumba. Com o objetivo de manter vivas as tradições afro-brasileiras, o evento deste mês será especialmente dedicado às crianças, em celebração à Ibejada, uma homenagem ao Dia de Cosme e Damião, data simbólica para as tradições de matriz africana.
A programação especial inclui a participação de Juliana Correa, do projeto Baobazinho, e Macedo Griot, que animarão a tarde com contação de histórias infantis. Além disso, houve distribuição de doces e brinquedos, com um ambiente de alegria e aprendizado para as crianças. Aninha Catão, diretora da Cia. Tambor de Cumba, destaca a importância da celebração:
Nosso objetivo é proporcionar uma conexão profunda das crianças com as suas raízes culturais, valorizando a ancestralidade e transmitindo saberes que reforçam a identidade e a autoestima. A Ibejada nos permite manter vivas essas tradições de uma forma lúdica e significativa – disse Aninha.
O evento é patrocinado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, através do Edital Ações Locais, reafirmando o compromisso com a preservação e promoção da cultura afro-brasileira.
Fotos: Vinícius Tognarelli