Recentemente, Karinah, uma das principais vozes femininas do samba e do pagode, passou a integrar a ala de compositores da Mangueira e assina um dos sambas que estão concorrendo ao samba oficial do desfile de 2024, que terá como enredo “A Negra Voz do Amanhã”, uma homenagem à Alcione.
Ao lado de grandes compositores do samba – Moacyr Luz, Pedro Terra, Gustavo Louzada, Compadre Xico e Valtinho Botafogo – ela é autora do Samba 17. Ao todo, são 24 sambas concorrendo e as apresentações acontecerão neste sábado (02) na quadra da escola, localizada na zona norte do Rio de Janeiro. No mesmo dia começam as eliminatórias e em 07/10 será anunciado o grande vencedor.
“Esse samba mexeu muito comigo. A história de vida da Alcione se parece em alguns momentos com a minha. Me lembro de quando, ainda criança, assistia aos desfiles pela televisão, o desejo de um dia poder conhecer uma escola de samba e hoje eu me vejo aqui dentro. Esse momento está sendo muito especial para mim”, celebra Karinah. “Tenho um amor incondicional pelo samba, pela escola e pela Marrom, que sempre foi uma grande referência musical e hoje tenho a sorte de chamar de amiga. Ela merece todas as homenagens! Eu acredito muito nesse samba e, se Deus quiser, ele vai para a avenida”, conta.
O clipe, que foi dirigido por Karinah e pelos outros compositores em parceria com a Medusa Filmes, foi gravado no Complexo da Mangueira com a participação das crianças assistidas pelo Programa Social da Mangueira, eleito pela UNESCO como o maior programa social do mundo.
Todavia, a relação com a verde e rosa não para por aí. Apaixonada pelo carnaval, a estrela brilha na Marquês de Sapucaí como musa da escola, mostrando que também tem muito samba no pé. Indo além, após um convite de Chiquinho da Mangueira e da própria Alcione, ela se tornou madrinha do Programa Social da Mangueira.
“Eu aceitei o convite porque, além de mangueirense, eu tenho uma escola muito bonita com a escola. É uma grande oportunidade também de uma mulher entrar para a ala de compositores, assim como começou lá atrás com Leci e Brandão e Ivone Lara. O samba me colocando nesse lugar de compositora, para mim, é uma dádiva. Sem contar que é uma honra assinar uma composição ao lado do Moacyr Luz, que é uma grande referência como compositor e pessoa”, finaliza a cantora.
Karinah canta a força da mulher e sua liberdade, abrindo caminhos para a geração seguinte e é uma figura fundamental para a ampliação do espaço das mulheres em um ambiente historicamente dominado por homens. Possui 3 álbuns de estúdio e 1 álbum visual, o Karinah Por Elas, que foi exibido com exclusividade pelo Multishow e está disponível no Globoplay. A música “Medo de Amar” fez parte da trilha sonora de “Salve-se Quem Puder”, novela da TV Globo.