O desfile campeão da Águia de Ouro aconteceu com um enredo que falava do poder do saber.
A Águia de Ouro apostou no conhecimento para se tornar a Escola de Samba Campeã do Carnaval de São Paulo em 2020, fazendo jus ao lema do enredo: “Se saber é poder, quem sabe faz a hora, não espera acontecer”.
A frase remetia à canção de Geraldo Vandré (Pra não dizer que não falei em flores), campeã do Festival da Canção em 1968 mas que teve sua execução proibida durante anos, por tornar-se um hino de resistência na época da ditadura militar.
Mas apesar da semelhança com o verso da da canção, o carnaval da Águia de Ouro não teve nenhum tom de protesto.
Na verdade a proposta do carnavalesco Sidnei França era mostrar o passeio da Águia pela história da humanidade convidando a todos a entender o quanto o ser humano se desenvolveu através da sabedoria.
A “sábia” escolha do tema, rendeu-lhe a primeira vitória da Águia de Ouro em seus 43 anos de história.
No refrão do samba, ao mesmo tempo em que a escola exaltava a evolução humana através do conhecimento, deixava claro que a busca do homem pela evolução, este tenta recriar a vida, superar desafios e isso muitas vezes causa a dor.
Dor retratada no carro sobre a bomba de hiroshima e que causou polêmica.
Mas, segundo a Águia de Ouro, a ideia não era ofender e sim demonstrar que o conhecimento, a sabedoria devem ser usadas para o bem e, quando isso não ocorre, o resultado é dor e sofrimento para a própria humanidade.
Assim, fica a lição segundo o samba de que, embora adquiria conhecimento, o homem se limita a ser um aprendiz do criador!
A disputa pelo título foi acirradíssima e a Águia levou o troféu por apenas um décimo: alcançou 269,9 pontos contra 269,8 pontos da segunda colocada a Mancha Verde.
A vitória da Águia de Ouro no carnaval 2020, tem um simbolismo especial: demonstra que literalmente, contra tudo e contra todos, a educação é a chave para a vencer os desafios da vida humana que devem ser superados com a sabedoria de usar o conhecimento para o bem.
Parabéns a Águia de Ouro pela merecida vitória!
Em São Paulo, a vitória foi da Águia. E no Rio? de quem será?