27.5 C
Brasil
quarta-feira, novembro 20, 2024

Loja Sambando

spot_img

No palco do Encontro, Karinah lança registro visual de “Recomeçar” em parceria com Neguinho da Beija Flor

Canção, lançada originalmente pelo sambista nos anos 1980, foi repaginada pela cantora para o álbum “Aglomerou”, que abraça a estética do sambachic

Você viu?

spot_img

Karinah segue divulgando o seu álbum, de tom festivo, “Aglomerou”. Nesta segunda-feira (24), a estrela do samba, já consagrada entre grandes nomes do gênero, participou do Encontro, da TV Globo, e lançou o registro visual da faixa “Recomeçar”, que tem a participação mais que especial de Neguinho da Beija-Flor. A canção, lançada originalmente pelo sambista nos anos 1980, foi totalmente repaginada, abraçando a estética do sambachic. O vídeo traz ambientes intimistas de estúdio e pode ser visto no canal oficial da artista no YouTube. Já a música, está disponível em todas as plataformas digitais de áudio.

“As participações deste álbum são mais que especiais, porque são pessoas que a vida me presenteou. Acredito que é um encontro de almas aqui neste plano. São pessoas que fazem parte da minha vida, da minha construção artística, referências para mim como pessoas, como sambistas e compositores. Neguinho é um amigo muito querido, que confiou em mim e abraçou a minha carreira logo que cheguei no Rio para cantar samba. Estou muito feliz de ter ele cantando lindamente ao meu lado e engrandecendo este projeto”, conta Karinah.

“Essa é uma das músicas mais conhecidas do meu repertório, que eu gravei lá atrás com o grande Roberto Ribeiro e agora tive a felicidade de ter a Karinah, grande defensora do samba, regravando ela comigo. Tô muito grato com essa homenagem”, celebra Neguinho.

Karinah e Neguinho são amigos de longa data e se aproximaram ainda mais durante a pandemia, quando foram embaixadores da live “Vozes do Samba”. Além de levar um repertório rico e divertido ao público em um momento onde não era seguro sair de casa e os programas de lazer eram escassos, o projeto apoiou os puxadores de escolas de samba.

Em 2022, Neguinho, que há 47 anos é a voz oficial da Beija-Flor, convidou Karinah para estar ao seu lado no carro de som em que cruzaria a Marquês de Sapucaí. A artista foi a primeira mulher após As Gatas – conjunto vocal feminino que cantou nos desfiles da escola nas décadas de 1970 e 1980 – a integrar a equipe musical da verde e rosa, abrindo caminho para que outras vozes femininas pudessem ocupar este espaço que historicamente é dominado por homens.

Sobre o “Aglomerou”

O compilado está disponível em todas as plataformas digitais de áudio. Além das músicas, o público pode desfrutar de visualizers, que mostram ambientes intimistas de estúdio, no canal oficial da artista no YouTube.

Formado por canções compostas especialmente para a cantora por grandes ícones do segmento – Xande de Pilares, Carlos Caetano, Dudu Nobre, Nelson Rufino, Tonico da Vila, Pretinho da Serrinha, Fred Camacho, Serginho Meriti, Arlindinho e outros – o disco de 13 faixas celebra de forma sublime os (re)encontros possibilitados pelo fim da pandemia sob a estética “sambachic”. Ela pode ser vista como a união dos clássicos arranjos de samba com os tempos atuais. Têm canções que trazem, além da batucada tradicional, arranjos de metais, de cordas e sopro.

A nova rotina imposta pela pandemia possibilitou que Karinah tivesse mais tempo para trabalhar no novo projeto. Mesmo que à distância na época, a cantora e sua equipe fizeram laboratórios para discutir a identidade sonora e o conceito estético do novo projeto. As canções trazem a essência de cada convidado, que são, além de grandes parceiros profissionais, amigos da artista. Além de Neguinho da Beija-Flor, “Aglomerou” reúne Alcione, Fundo de Quintal, Dudu Nobre, Xande de Pilares, Martinho da Vila, Arlindinho, Ana Clara, Gabby Moura, Juninho e Tunico da Vila. Embora não apareça cantando, Pretinho da Serrinha está na capa do álbum devido à sua participação na direção musical de algumas faixas e sua relação quase fraternal com Karinah.

Karinah canta a força da mulher e sua liberdade, abrindo caminhos para a geração seguinte e é uma figura fundamental para a ampliação do espaço das mulheres em um ambiente historicamente dominado por homens. Tem em seu portfólio 2 álbuns de estúdio e 1 álbum visual, o Karinah Por Elas, que foi exibido com exclusividade pelo Multishow e está disponível no Globoplay. A canção “Medo de Amar” fez parte da trilha sonora da novela “Salve-se Quem Puder”, da TV Globo.

fotos: Victor Ribeiro

- Publicidade -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Confira também

Fundo de Quintal

O Fundo de Quintal surgiu no dia 20 de janeiro no final da década de 1970 dentro do bloco carnavalesco Cacique de Ramos,...
- Você também pode aparecer aqui -spot_img

Você também vai gostar

- Publicidade -spot_img