A compositora pernambucana Doralyce, que vive no Rio de Janeiro, afirmou em sua conta do Instagram, que a sua versão feminista para a música “Mulheres”, de Toninho Geraes, sucesso na voz de Martinho da Vila, foi retirada das plataformas digitais.
“Gente, é com muito pesar que noticio que a versão feminista da música Mulheres, original de Toninho Gerais, foi censurada e será retirada de todas as plataformas digitais a pedido do compositor e sua editora Universal”, escreveu ela.
Gente, é com muito pesar que noticio que a versão feminista da música Mulheres, original de Toninho Gerais, foi censurada e será retirada de todas as plataformas digitais a pedido do compositor e sua editora Universal
— Doralyce ☀️Miss Beleza Universal (@missdoralyce) May 23, 2023
😭😭😭
A compositora fez ainda um apelo à editora e ao compositor para que não tirem a canção das plataformas. Ela lembrou também que, para autorizar a execução da sua versão da música, foram cedidos ao autor e à editora todos os direitos autorais:
“@umusicbrasil @toninhogeraesoficial não faz isso com a gente não. A gente é a parte fraca dessa relação, demos todos os direitos pra vocês, todo dinheiro vai pra vocês, agora, tirar da gente o direito de cantar nossa versão é uma violência imensurável nessa sociedade machista”, escreveu.
Do outro lado, Toninho Geraes diz que o acordo foi feito sem sua anuência, e alega nunca ter recebido nenhum pedido de autorização para que a versão entrasse em plataformas digitais.
Será que essa mania de se “apoderar” da coisa alheia sem autorização nunca terá fim? Fica a reflexão.