O Al Farabi, desde sua reabertura em junho de 2023, tem se destacado com uma agenda cultural intensa e gratuita, contribuindo significativamente para a revitalização do Centro do Rio. Situado na vibrante Rua do Mercado, com entrada também pelo Boulevard Olímpico, o espaço transformou o Boulevard em um centro multicultural que une música ao vivo, literatura e gastronomia ao ar livre.
Entre os destaques está o samba de André Diniz, que acontece todo primeiro domingo do mês e tem se consolidado como um marco, reunindo grandes nomes do cenário musical. Em outubro, o evento será realizado excepcionalmente no sábado (5/10), às 14h, com uma apresentação especial do grupo Matriarcas do Samba. Formado por herdeiras de lendas do samba, como Nilcemar Nogueira (neta de Cartola), Vera de Jesus (neta de Clementina de Jesus) e Selma Candeia (filha de Candeia), o trio resgata a memória e o legado desses ícones através de encontros musicais únicos. A apresentação acontece na área do Boulevard Olímpico e conta com a colaboração consciente dos clientes, além de ter brinquedos infláveis e pula pula a partir de R$7.
O repertório do grupo é repleto de clássicos, como Alvorada, Preciso Me Encontrar e Não Vadeia, Clementina, além de sucessos de Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Almir Guineto, Luiz Carlos da Vila e Xande de Pilares. Sambas-enredos e sambas de terreiro também ganham espaço na performance, criando uma atmosfera autêntica e nostálgica, como faziam as pastoras de outrora. Este encontro promete ser um tributo emocionante às raízes do samba e à tradição familiar que o sustenta.
O Al Farabi é mesmo um Rio de Encontros!
foto capa: Guito Moreto