O pai da alegria, é uma das canções de grande sucesso de Martinho da Vila.
Com seu jeito simples, alegre e cheio de sabedoria, Martinho é poeta, sambista, inspiração e pai de algumas gerações de samba.
Na casa dele, todo mundo é bamba, nem todos bebem, mas, todo mundo samba.
Martinho da Vila é pai de oito filhos:
Da união com a também cantora Anália Mendonça teve três filhos, sendo um deles, a cantora e compositora Mart’nália.
No final da década de 1960, conheceu Lícia Maria Caniné (a Ruça), sua segunda mulher, com quem teve três filhos.
Com a porta-bandeira Rita Freitas teve uma filha.
No início dos anos 90, casou-se com Clediomar Corrêa Liscano Ferreira, a Cléo, com quem tem dois filhos.
Martinho se orgulha de despertar nos seus filhos, o amor pelo samba a ponto de no seu ritmo devagar, devagar, devagarinho, conseguir conciliar a sua agenda com a de sua prole.
Pai orgulhoso de filhos talentos: Lambendo a cria
Em 2011 juntou todo mundo pra gravar o DVD “Labendo a Cria”, com participação de seis dos seus oito filhos. Os dois mais novos, só não participaram por causa da pouca idade à época.
Para Martnália, ele não é só um grande pai, é o maior de todos.
Mesmo com uma agenda cheia que o afastou um pouco da vivência cotidiana com os 06 filhos mais velhos, todos são unânimes em dizer que ele achou um jeito de mostrar o seu amor: em cima dos palcos, com muito samba.
Além de Mart´nália, Tunico da Vila, cantor e compositor premiado da Vila Isabel, também considera Martinho como um grande exemplo, seguido de Analimar Ventapane, Juju Ferreira, Tunico Ferreira, Maíra Freitas e Martinho Antonio.
Assim, a casa de Martinho, tornou-se Casa de Bambas e ele o Pai do Samba.
Martinho da Vila é pai de muito mais filhos
E por falar em casa, Martinho achou um jeito de “agregar” vários outros “filhos”:
Na casa onde nasceu em Duas Barras, resolveu montar um Instituto que oferece cursos grátis de alfabetização, teatro, artesanato de estábulos e bandeiras de Folias de Reis, percussão, cavaquinho, dança de salão, banda de música e inclusão digital, entre outros.
O instituto já beneficiou mais de oito mil alunos diretamente os quais, tem na figura de Martinho uma espécie de “Pai” ou “padrinho” que mudou as suas vidas.
Agora, o instituto conta também com um teatro, com capacidade para 150 pessoas; e quatro quiosques para a produção de festas populares, como as juninas e a Folia de Reis, onde é comercializado o artesanato produzido pelos alunos.
O Espaço ainda conta com uma exposição permanente com os objetos pessoais de Martinho da Vila, como fotos de momentos de sua carreira, figurinos, troféus.
Assim, os oito filhos de Martinho da Vila, agora estão multiplicados em mais de oito mil:
Pela sua generosidade de levar àqueles, cujos pais não tem condições de dar uma educação cultural, ou mesmo uma formação mínima, o acesso à um ensino de qualidade além de um espaço onde podem aprender a desenvolver seus dons, sua criatividade e claro a tocar samba!
O Martinho da Vila é mais que um ídolo, um ícone na história da música, ele é uma figura rara, um intelectual, poeta, interprete, que ser humano lindo com essa filharada empuleirada no colo. Amo…amo…amo pra sempre e no outro pra sempre também 💞💞
Eu contei 9 filhos e não 8
Martinho da Vila é uma celebridade da cultura brasileira. Sinônimo de alegria e Amor à vida.
Sou mais que fã. Sou devota desse poeta maravilhoso que merece muito mais do que recebeu até aqui.
Eu so posso agradecer.
Saúde e Paz Matinho.
Martinho da Vila é meu maior idolo minha paixão desde os anos 60 ja cuitia suas.musicas naqueles radinho simpres que mau saia a voz E quando ele leva as filha que samba como ninguém líndo amo voce Martinho da Vila
Martinho da vila um ser humano que não tem igual.já trabalhamos juntos a família dele são lindos aLeiria ainda peque na o preto a dona Cleó.mas gente fina.Abraço mas felicidade