O Renascença Clube no Rio de Janeiro, um dos mais famosos redutos do Samba Carioca, que recebe, entre outros grandes eventos o famoso Samba do Trabalhador de Moacir Luz, mostra mais uma vez o seu respeito pelo samba e pelos seus grandes ícones.
A segunda edição da FliSamba – Festa Literária do Samba e Resistência Cultural, evento que reúne atividades culturais e de lazer, para crianças e adultos, como shows, sorteios, lançamentos livros e atividades infantis, presta uma honrosa homenagem a dois personagens que são considerados Memórias Vivas do Samba: Dona Ivone Lara e Sr Nelson Sargento, que completa 93 anos no próximo dia 25/07.
O evento reúne música, cultura, livros e até um Festival de Ensopados. E nesta de alimentar o corpo e também a mente com música de qualidade e livros de encher os olhos, destaca-se também as rodas de conversa com palestras que tem como tema “Imagem e Identidade Negra no Livro Infantil”, e “O Samba como argumento literário: História, Literatura e Poesia” realizada pelos escritores e pesquisadores André Diniz, Haroldo Costa, Helena Theodoro e Kátia Santos (biógrafa de Dona Ivone Lara) .
Além de todas estas inovações, tratando-se de uma Festa Literária do Samba, não podia faltar a venda e lançamenots de livros: Literaturas de cordel de samba, cultura negra e religiosidade de matriz africana também são destaques da Flisamba assim como o lançamento do livro “Na minha Pele” do ator Lázaro Ramos. A Livraria Kitabu Livraria Negra e Nandyala Editora, ambas especializadas em temas e obras de autores afro-brasileiros e africanos, também marcam presença.