Um dos programas de maior sucesso da TV Brasil vai ganhar nova temporada e apresentadora. O Samba na Gamboa estreou em 2008, sob o comando de Diogo Nogueira, e faz parte até hoje da grade da emissora. Em 2024, a sambista Teresa Cristina assumirá o comando da atração que contará com novo cenário e convidados.
As gravações da nova temporada terão início no segundo semestre de 2024. As canções serão as protagonistas e Teresa Cristina a condutora das conversas e boas histórias que serão compartilhadas na roda de samba. Na última temporada inédita, em 2018, Teresa foi, inclusive, uma das convidadas da atração.
Em visita à sede da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) no Rio de Janeiro para assinar o contrato, a sambista conheceu os estúdios da TV Brasil e reuniu-se com as equipes de produção. O presidente da EBC, Jean Lima, e a diretora de Conteúdo e Programação, Antonia Pellegrino, deram as boas-vindas e destacaram a alegria de tê-la como nova apresentadora da TV Brasil.
“Assumir o Samba na Gamboa é um presente para mim ao completar 25 anos carreira. São várias sensações misturadas: muita ansiedade e muita alegria”, afirma Teresa.
Sobre o Samba na Gamboa
No programa, grandes intérpretes das novas e velhas gerações de sambistas brasileiros e ícones da MPB se reúnem para uma animada roda de samba. Com Diogo Nogueira, o programa contou com sete temporadas e foi gravado entre 2008 e 2018. A atração compõe até hoje a grade da emissora pública, com exibição das reprises aos domingos, às 13h.
Sobre Teresa Cristina
Carioca nascida em Bonsucesso e criada na Vila da Penha, Teresa Cristina iniciou sua carreira na música no fim da década de 1990. Fez parte de tradicionais grupos como o do Bar Semente, na Lapa; gravou álbuns em homenagem a grandes sambistas, como Cartola; e foi a primeira e única mulher a ganhar um estandarte de ouro de melhor samba enredo, em 2015, com uma composição sobre Candeia.
Durante a pandemia, Teresa fazia lives diárias, no seu perfil no Instagram, em que reunia milhares de pessoas para boa música e conversas. No fim de 2020, foi eleita entre as “Cariocas do Ano”, pela Veja Rio e “Artista do Ano” pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte). Em 2021, foi condecorada pela prefeitura do Rio de Janeiro com a Ordem de Mérito Cultural Carioca, a mais alta honraria cultural da cidade.