Nos últimos anos, Marcelo D2 tem direcionado seu olhar à busca pelos elos entre o ancestral e o contemporâneo, refletindo em sua obra os hábitos, costumes populares e vínculos afetivos que desaguam em uma produção artística potente e inovadora. Tradição e vanguarda dão as mãos em sua música de maneira singular, resultando em uma sonoridade única. Agora, rap e samba se encontram, mas no terreiro do samba. O início de um novo ciclo, fruto destas vivências, pesquisas e intensa verve criativa do artista é materializado com o lançamento da vídeo-mixtape “Marcelo D2 e um Punhado de Bamba ao vivo no Cacique de Ramos”, assista:
“Não me sinto tão empolgado desde ‘A Procura da Batida Perfeita’. Levar a minha música pela primeira vez no Cacique de Ramos foi a realização de um sonho. Sem o Cacique e tudo que surgiu e ganhou o mundo a partir dali, não seria o artista que sou hoje”, afirma Marcelo D2, mostrando que sua procura continua, agora com uma nova camada e textura nunca antes experimentadas pelo público.
A mixtape apresenta o registro audiovisual histórico do show realizado por Marcelo D2 e um Punhado de Bambas no Cacique de Ramos, no dia 24 de março de 2023. Esta foi a primeira vez que o artista se apresentou no local, que é o terreiro sagrado do samba e da cultura popular do Rio de Janeiro e de todo o Brasil.
O show marcou também a estreia do espetáculo “Marcelo D2 e um Punhado de Bamba” na Zona Norte do Rio de Janeiro, berço da cultura popular que tanto impacta a obra do artista. A mixtape ganha ares de esquenta para o lançamento do próximo álbum de Marcelo D2, “Iboru”, previsto para 14 de junho, e que terá versão em filme lançado em 28 de junho.
O projeto começou a ser apresentado com o lançamento do single “Povo de Fé”. Caracterizado como “afro-samba digital”, a canção inaugural é uma composição assinada pelo rapper carioca em parceria com o historiador e compositor Luiz Antonio Simas.
Em “Marcelo D2 e um Punhado de Bamba ao vivo no Cacique de Ramos”, o público é brindado com um registro vivo desta nova fase de Marcelo D2, marcando um momento de reinvenção e busca constante por novas sonoridades. Tanto a mixtape quanto o álbum “Iboru” apresentam uma nova camada na obra de um multiartista, que vai da música ao cinema, passando pela moda, literatura e artes plásticas.
Com o espetáculo “Marcelo D2 e um Punhado de Bamba ao vivo no Cacique de Ramos”, o artista convida antigos fãs e recém-chegados a adentrar seu multiverso sonoro, que leva o rap para ao terreiro do samba em uma jornada repleta de referências estéticas da cultura urbana.
Assim, Marcelo D2 revela o seu “novo samba tradicional”, no qual elementos clássicos do samba, como cavaquinho, coro, percussão e metais, ganham a companhia e profundidade dos graves eletrônicos do rap.
Serviço:
Mixtape “Marcelo D2 e um Punhado de Bamba ao vivo no Cacique de Ramos:”
Ficha técnica:
Voz: Marcelo D2
Cavaquinho: Yaya Alves
Violão de 7 cordas: Samara Libano
Trompete: Eduardo Santana
Flauta e Sax: Oswaldo Lessa
Percussão: Eryck Quirino
Percussão: Hudson Santana, Marcelinho Moreira e Roque Miguel
Coro: Cida Santana, Karla Prietto, Luiza Machado e Yedda Affini
Direção de projeto: Luiza Machado
Idealização: Pupila Dilatada e Elemess Music
FILMAGEM:
Direção: Luiza Sousa
Direção de fotografia: Clara Cosentino
Câmeras: Elisa Mendes, Karen Carvalho, Katiana Tortorelli, Juquinha e Yan Carpenter
Assistente de câmera: May Bandeira de Mello
Drone: Cochi Guimarães
Produção executiva: Luiza Machado
Produção: Marina Novello e Beatriz Amorim
Assistente de produção: Juliana Damasio
Montagem: Luca Narracci
Logger: Pedro Martins
Cor: Isabella Jannotti
Design grafico: Luisa Born
Still: Caiano Midan e Wilmore Oliveira
Making of: Luisa Born
SHOW:
Direção geral: Luiza Machado
Diretor técnico e produção executiva: Tiago Villela
Produção: Beatriz Amorim
Assistente de produção: Nayara Parga
P.A.: Renato Venom
Monitor: Rodrigo Delacroix
Gravação: Pedro Garcia
Luz: Ricardo Alexandria
VJ: Felipe Beloniel
Cenografia: Filipe Belo
Roadies: Sergio Pascolato e Livio Madalena
Hostess: Christiane Odara aka Queen Odara e Dianna Gouvin
Segurança: Alan Rodrigo
Palco, Led, Som e Luz: BMX sonorização
Direção musical: Nave
Mixagem: Pedro Garcia
Videoarte em ‘Lucidez’: Mariana Falcão
Agradecimentos especiais: Cacique de Ramos e Família Peixoto, especialmente Tia Darcy
Comunicação: Moving Comunicação
Assessoria de comunicação e PR: Lupa Comunicação
Realização: Pupila Dilatada e Elemess Music