A 100 anos, a história da maior campeã do carnaval carioca, a Portela, se mistura a própria história do samba, sendo palco, casa e abrigo de sambistas e de resistência da nossa cultural.
Nunca foi apenas uma escola de samba, sempre foi muito mais.
Seus títulos de Carnaval, revelam sua maestria, sua quadra demonstram o respeito pelo que é lhe é mais valoroso: Ser ninho e berço de grandes “águias do samba”.
De Paulo da Portela, passando por Candeia, dando voz e vez a mineira Clara Nunes, revelando o talento de Paulinho da Viola, sendo quintal de João Nogueira, abrindo as portas para Zeca Pagodinho, guardando com zelo os sambas maravilhosos de Noca da Portela, mantendo a elegância de Monarco, o respeito a Tia Surica e a memória e contribuição de Dona Dodô para as gerações futuras, a Portela inspira, resiste e recebe a reverência devida àquelas instituições que merecem o respeito das águias, seu símbolo maior e que não por acaso, representa força, dignidade e perseverança.
Por isso, que, olhando a historia destes cem anos, podemos afirmar com certeza, que: Portela, eu nunca vi coisa mais bela.
Á majestade do samba, todo nosso respeito e admiração pelos cem anos de contribuição com a mais autêntica expressão cultural brasileira: O nosso samba.
Confira a programação da festa dos 100 anos da Portela, que começa nesta terça-feira, 11 de abril de 2023:
Confira a seguir a programação completa para os próximos dias:
11/04 (terça) – 8h – Missa no Cristo Redentor para convidados e autoridades
11/04 (terça) – 18h – Missa no Portelão
11/04 (terça) – 20h – Shows com Velha Guarda da Portela e Grupo-Show da escola, na Praça Paulo da Portela, em frente à Portelinha
15/04 (sábado) 18h – Velha Guarda Show da Portela e convidados especiais
16/04 (domingo) – 18h – Desfile comemorativo do centenário da escola, com comunidade e segmentos cantando sambas históricos da Majestade do Samba, na Estrada do Portela. Concentração: Praça Paulo da Portela.