Antonio Carlos Bernardes Gomes, mais conhecido como Mussum, foi e ainda é um dos artistas mais amados do Brasil. Mesmo três décadas após sua morte e o fim de Os Trapalhões, seu nome é lembrado por admiradores de todos os cantos do país.
Resultado de uma intensa pesquisa e entrevistas com pessoas próximas ao artista, este livro mostra como a vida de Mussum atravessa marcos importantes da cultura brasileira, desde a ascensão e internacionalização do samba no anos 1960, com o grupo Os Originais do Samba, passando pelos festivais de música — época em que tocou ao lado de músicos célebres como Elza Soares, Martinho da Vila e Jair Rodrigues — e o início dos programas de humor na televisão brasileira nos anos 1970, até o sucesso do grupo Os Trapalhões. E, é claro, registra o caminho que esse artista pioneiro trilhou até alcançar a fama, abordando momentos menos conhecidos de sua vida, como o trabalho como mecânico e os anos como oficial da Aeronáutica.
Esta nova edição conta com novas fotos, atualizações sobre o legado de Mussum em áreas distintas da cultura brasileira, e prefácio da humorista Bruna Braga.