Martinho da Vila – Martinho José Ferreira nasceu em Duas Barras, Rio de Janeiro, em 12 de fevereiro de 1938. Filho de lavradores da Fazenda do Cedro Grande, veio para o Rio de Janeiro com apenas 4 anos. Quando se tornou conhecido, voltou a Duas Barras para ser homenageado pela prefeitura em uma festa, e descobriu que a fazenda onde havia nascido estava à venda. Não hesitou em comprá-la e hoje é o lugar que chama de “Meu off-Rio”.
Cidadão carioca criado na Serra dos Pretos Forros, sua primeira profissão foi como Auxiliar de Químico Industrial, função aprendida no curso intensivo do SENAI. Um pouco mais tarde, enquanto servia o exército como Sargento Burocrata, cursou a Escola de Instrução Especializada, tornando-se escrevente e contador, profissões que abandonou em 1970, quando deu baixa para se tornar cantor profissional.
Pai de oito filhos e avô de sete netos, Martinho conservou o estado civil de solteiro até conhecer a jovem Clediomar Corrêa Liscano, que é conhecida como Cléo, e Martinho a chama de Preta Pretinha. O Da Vila sempre disse que nenhuma mulher iria levá-lo à um cartório ou a uma igreja e realmente não foi.
O compositor surgiu para o grande público no III Festival da Record, em 1967, quando concorreu com o partido alto Menina Moça e no ano seguinte, na quarta edição do mesmo festival, lançando o clássico samba Casa de Bamba.
Sua carreira de cantor profissional iniciou-se no início de 1969 quando lançou o LP intitulado Martinho da Vila, que foi o maior sucesso do Brasil em execução e vendagem, com grandes sucessos como Casa de Bamba e O Pequeno Burguês e outras que se tornaram clássicos – Quem é Do Mar Não Enjoa, Iaiá do Cais Dourado e Tom Maior.
Logo tornou-se um dos mais respeitados artistas brasileiros além de um dos maiores vendedores de disco no Brasil, sendo o primeiro sambista a ultrapassar a marca de um milhão de cópias com o CD “Tá delícia, Tá gostoso” lançado em 1995.
Hoje, é impossível saber de cor todos os prêmios que ganhou. Toda essa história está no rico acervo em sua cidade natal, Duas Barras. Entre os títulos guardados com carinho estão os de Cidadão Carioca, Cidadão benemérito do Estado do Rio de Janeiro, Comendador da República em grau de oficial, a Comenda da Ordem do Mérito Cultural e as comendas mineira Tiradentes e JK.
Sua vida de sambista (ritmista, passista, compositor, puxador de samba enredo, presidente de ala e administrador) começou na extinta Escola de Samba Aprendizes da Boca do Mato. Ingressou e passou a dedicar-se de corpo e alma à Escola do Bairro de Noel em 1965 e a história da Unidos de Vila Isabel se confunde com a de Martinho que passou a ser chamado de o Pai da Vila.
Nacionalmente conhecido como sambista, Martinho da Vila é um legítimo representante da MPB, com várias composições gravadas do exterior e considerado por muitos críticos como o melhor cantor do Brasil.
Martinho da Vila é um representante do samba de raiz, um ícone da raça negra, da consciência, do samba.
Contratar o Martinho da Vila para shows e eventos corporativos e sociais ficou mais fácil.
CLIQUE AQUI ou ligue:
Telefones: (21) 3823 0535 / (71) 3599 2877
Estou buscando contato deste senhor a algum tempo,precisamente a 41 anos alguém pode me ajudar ou fazer chegar até ele?
Meu contato rosaanna3456@gmail.com
Obrigada!
Eu tenho uma música pra mandar pro Martinho da vila,se escutar ele gravar
deixa eu cantar meu samba
Cantando é que me sinto bem
O samba é minha alegria
é minha diretriz
O samba que eu me sinto tão feliz
É no samba que esqueço
Os problemas da vida
Curo as feridas
Esqueço as cicatrizes
Cantando alimento a minha alma
Me a calma,eu vou mais além
O que seria de mim se não foce o samba
Como essa gente bamba
Que andam por aí
Batucando e sambando pela madrugada
Cantando a suas mágoas
Deixa eu cantar meu samba
Alguém poderia me ajudar a encontrar o Martinho da vila,preciso encontrá-lo urgentemente, Alguém sabe como fazer, ou mesmo a martinália por favor se alguém puder me ajudar agradeço imensamente, me chamo Anna, meu contato 96 xxx33-5273, ainda é do Amapá o código + estou no Rio,precisamos em Duque de Caxias.
Obrigada.
Hola ! Me llamo Fernando, vivo en Costa Rica , todo lo de Brasil me gusta actualmente estudio portugués y he descubierto esta preciosa música del señor Martinho y me gustaría saber cómo conseguir una copia de ese disco primero famoso en que aparece la canción Canta canta minha gente y demás éxitos. un saludo muy especial desde mi patria.
Martin da Vila Bom Dia! Tenho uma letra de música e fiz o ritmo, falando do axé, ancestrais africanos, feijoada, bacalhoada prato tradicional trazido pelos portugueses.
aqui em casa sempre ouvimos Martinho da vila através da minha vó,era tanto que despertava ciúmes no meu vó agora 24 /10 ela vá completa 98 anos e sempre fala que antes de morre gostaria de rever o Martinho e eu ainda vou consegui realizá o sonho dela.
Estimados
Saudaçoes!
Meu nome é Joel C. da Silva
tenho uma composição de Musica e já fiz um arranjo Musical
em Estudio.
Acredito que seria genial ser interpretada por Martinho da Vila.
Se estiverem interessados
posso enviar o Audio e Letra.
Um abraço
Joel
Tenho uma letra com melodia não fiz arranjo por falta de dinheiro creio que se cantada por martinho vai dar muito sucesso é duro de ver uma melodia tão bonita largada no oculto se poder me ajudar a colocar na voz desse maravilhoso cantor é um sonho