A Imperatriz ganhou o titulo de campeã do carnaval carioca de 2023, ao levar para avenida a saga de Lampeão, o sertão nordestino e a literarua de cordel.
Com 10 em praticamente todos os quesitos a escola sob o comando de Leandro Vieira deu literalmente a volta por cima, depois de ter sido rebaixada em 2019.
Mostrando a força do povo nordestino e a beleza de sua riquíssima cultura, a Imperatriz focou na literatura de cordel com a história do sertanejo e seus personagens, tendo como personagem principal Lampeão que busca chegar ao céu durante o desfile.
Grandes obras da literatura foram inseridas no desfile como o mestre Ariano Suassuna.
A literatura de cordel,veio já na comissão de frente, exibindo entre personagens marcantes da literatura do nordeste, a magra cadela de Vidas Secas (Graciliano Ramos) e a animada dança nordestina com os personagens presentes na saga de Lampeão que após morrer, vai do inferno ao céu sem encontrar abrigo em lugar algum.

No abre-alas, a Imperatriz trouxe o rei do Cangaço em seu cavalo sobre uma reprodução mágica e colorida do Sertão nordestino, com seus bois cactos e crânios bovinos, com bois, cactos e grandes crânios bovinos. Matheus Nachtergaele e Regina Casé eram os destaques como Lampião e Maria Bonita.
Com um samba enredo animado que conquistou o público a Imperatriz contou a vida de Lampeão e seu bando misturado a cultura popular da época trazendo personagens marcantes do sertão nordestino com seus beatos, repentistas e mamulengos.
A criatividade do Carnavalesco, Leandro Vieira, a beleza das alegorias, o capricho das fantasias, o samba enredo bem executado e o pé quente da Rainha de bateria Maria Mariá fizeram toda a diferença para que a Imperatriz Leopoldinense levasse o Título de Campeã do Carnaval 2023.
