Zé Pilintra é uma entidade espiritual presente na religião afro-brasileira da Umbanda.
É um espírito protetor das crianças e também é considerado o orixá da traquinagem, brincadeira e diversão.
Conhecido como um espírito bondoso e divertido, Zé Pilintra é frequentemente invocado para ajudar a proteger crianças e jovens, bem como para trazer alegria e diversão à vida das pessoas.
No Rio de Janeiro, a Lapa parece ser o seu lugar de morada e, a Lapa também é conhecida como casa de outro personagem da cultura brasileira do samba, o bom e velho Malandro Carioca.
O malandro carioca é definido como um homem astuto, engraçado e carismático, que usa sua inteligência e habilidade para se safar de situações difíceis e garantir sua sobrevivência e, pelas vezes, pelo amor pelo samba, pela música e pela dança, muitas vezes é considerando como uma encarnação do próprio Zé Pilintra.
Assim o bairro da Lapa foi o escolhido para abrigar o Santuário dedicado a Zé Pilintra.
Unindo estes dois personagens da cultura e da fé, o Santuário já configura como polo Nacional e internacional da maior concentração de devotos do Bom Mestre Zé Pelintra, onde muitos dos bons malandros cariocas vão pedir sua benção.
Como a cultura do samba e a fé de matriz africana, especialmente da Umbanda, caminham de mãos dadas, a diretoria do Santuário vem se unindo aos amantes do samba, e a representantes de outras entidades religioas, para realizar ações contra a intolerância religiosa que é um problema grave que afeta várias crenças e comunidades.
No caso específico da Umbanda, essa intolerância é sentida de forma particularmente dolorosa, uma vez que a religião é frequentemente desrespeitada e desvalorizada por aqueles que não a compreendem.
Sendo portanto a intolerância religiosa, uma violação dos direitos humanos e uma ameaça à democracia e à convivência pacífica, já que todas as crenças devem ser respeitadas e valorizadas, no dia 21 de Janeiro de 2023 a diretoria do Santuário do Zé Pelintra composta por Diego Gomes, Jeff Duarte e Gisele Paiva juntamente com seus parceiros, estarão organizando a 2ª procissão a Zé Pelintra, pelos bairros da Lapa.
A 1ª procissão aconteceu em 2022 como uma manifestação pacífica contra a intolerância religiosa e pela aprovação da Lei 7.549/22 que instituiu no Rio de Janeiro, o dia do Zé Pilintra, comemorado na cidade do Rio de Janeiro no dia 07/07, ficando conhecida como Lei do 07/07.
Naquela ocasião o evento teve a participação de artistas e líderes religiosos de todo Brasil.
Este ano não será diferente, a procissão ao Santuário do Zé Pilintra contará com representantes de outras religiões e também com grupos represantivos do samba:
Além do Babalao Ivanir dos Santos, o Padre Manoel Antero, vai a frente da procissão.
A Velha Guarda da Estácio de Sá, Grupo de Maracatú Baque de Mulher, Grupo de Teatro tá na Rua, além de lideres religiosos e devotos de todo país se concentrando na Lapa, as 10h da manhã e partindo para a Cinelândia.
O cortejo promete mais uma vez, um dia para ficar na história, com manifestação cultura e religiosa juntos como forma de demonstrar que é preciso fazer esforços para combater a intolerância religiosa, promovendo a educação e a compreensão mútua entre as diferentes crenças e comunidades.
Uma celebração à liberdade de crença, de manifestação e de expressão para todos os públicos.
Não fazendo parte da Falange do Zé Pilintra. Deixei o meu repúdio contra a #intoleranciareligiosa. Tens o meu respeito a Entidade em questão.
Denise Maria
Dentre as surpresas da vida uma delas é a natureza… O ser natural quando está em seu axioma, por intuição ou razão ele não cria contendas, no entanto por diversos motivos ele se vê entre o Bem e o mal. Lógico que com o Espírito não acontece muito diferente.
Então deixo aqui um salve para o José Pereira dos Anjos que é o nome de Batismo Cristão.
Possamos em Deus, por Deus e com Deus andar sempre na senda do Bem na eterna luta contra o mal. Ass Denise Maria moradora de Cardoso Moreira RJ CEP 28.180-000