21.4 C
Brasil
quinta-feira, outubro 17, 2024

Loja Sambando

spot_img

É na raça! Capela Imperial é declarada campeã do grupo de acesso no carnaval de Brasília

Após polêmicas, duas escolas de Samba foram declaradas campeãs do grupo de acesso

Você viu?

spot_img

Na noite desta segunda-feira 03/07/2023, a Capela Imperial publicou nota na sua página do Instagram informando que tanto a Capela Imperial quanto a Unidos de Vicente Pires (GRUVIPI), haviam sido declaradas campeãs do  Grupo de Acesso do carnaval 2023, subindo ambas para o Grupo Especial no carnaval 2024.

Lucas Rosa, mestre-sala da Capela Imperial afirmou em nota:

Nós merecemos o que nos foi tirado! Vamos comemorar!

Após a imprensa divulgar vídeo da queda da porta-bandeira da GRUVIPI e também a nota atribuída pelos jurados, a pressão excercida pela comunidade parece ter sido crucial para a mudança do resultado.

Pelas notas e critérios que deveriam ser adotados pelos jurados, a Capela Imperial de Taguatinga já ficaria com título, e em 2º lugar, ficaria a União de Vicente Pires (GRUVIPI).

Saiba mais

Presidente do ICEPEC fala a respeito

Diante do resultado do grupo de acesso, após a divulgação nas redes sociais do vídeo, que mostrava a queda da porta-bandeira da GRUVIPI em frente a cabine dos jurados, somados a suposto indeferimento do recurso distribuído pela Capela Imperial, a polêmica ganhou força.

Em conversa telefônica com Luciano Pontes Garcia, (Luciano Ibiapina) na quinta-feira (28/06), o  presidente do ICEPEC  e sócio-fundador da Unidos de Vicente Pires (GRUVIPI),  afirmou que tudo tinha sido verificado pelo TCDF (parte da decisão foi postada pelo próprio Luciano em um grupo de whatsapp):

Na decisão acima, que se constituía de parte da decisão do TCDF emitida em 10 de maio de 2023 a qual tivemos acesso na integra após Luciano Ibiapina enviar o documento no grupo, é possível verificar que o relator-conselheiro Paulo Tadeu, libera o repasse dos recursos para a realização do Desfile, por entender resumidamente, que no plano de trabalho apresentado pelo ICEPEC:

Não há mensão ao Grêmio Recreativo Carnavalesco Unidos de Vicente Pires, nome fantasia do ICEPEC, demonstrando que a OSC não participará do desfile conforme documento acima.

O conselheiro afirmou ainda que:

“Nos documentos encaminhados pela SECEC  não constava que a Escola de Samba Unidos de Vicente Pires participaria da disputa pelo título do carnaval;

E também que:

O ICEPEC NÃO teria ingerência no processo de competição entre as escolas participantes ou mesmo no julgamento das mesmas.

Porém, o plano de trabalho divulgado pelo Jornal Metrópoles, disponível no site da SECEC,  mostrava que o ICEPEC e GRUVIPI além de terem o mesmo CNPJ,  era responsável pela seleção, contratação e pagamento dos jurados, incluindo cachês e despesas com alimentação, transporte e hotel de excelência.

E, sem sombra de dúvidas, a GRUVIPI participou da disputa do título, sendo declarada inicialmente Campeã do Grupo de acesso.

A polêmica continuou.

Recurso apresentando na SECEC, renúncia de vice-presidente da Uniesbe

Ainda na quinta-feira (28), veio a tona a notícia de que o vice-presidente da Uniesbe, Adriano Galli Gardini, havia renunciado ao cargo:

No sábado 01/07, a imprensa noticiou que um recurso da Capela Imperial havia sido distribuído junto a Secec ainda na sexta, 29/06.

Pelas redes sociais, os rumores e protestos continuavam firmes.

Exoneração do Secretário de Cultura

Depois de amplo debate nas redes sociais e matérias publicadas na imprensa, sobre o fato da GRUVIPI ainda este ano, possuir o mesmo CNPJ do ICEPEC que organizou o desfile tendo levado, a princípio, o título de campeã do grupo de acesso, apesar da polêmica queda da Porta-bandeira em frente aos jurados, houve mudança na Secretaria de Cultura:

Aproximadamente uma semana pós carnaval, o Secretário de Cultura do DF, Bartolomeu Rodrigues, no cargo desde dezembro de 2019, pediu exoneração hoje (04/07), sendo o pedido aceito pelo governador Ibanês Rocha.

Com a subida da Capela Imperial e da GRUVIPI para o grupo especial, a Secretaria de Cultura ainda não informou como será feito o repasse de recursos para o desfile das escolas de samba 2024, já que agora ambas as Escolas tem direito de receber o dobro da verba que recebiam no grupo de acesso.

- Publicidade -spot_img

4 COMENTÁRIOS

  1. e as regras do carnaval? Não era pra subir uma? se a escola Capela Imperial pelo que entendi teve o titulo reconhecido depois de falta de critério dos jurados que a outra escola pagou, nada mais justo da outra fica em segundo lugar é assim que é, merece ser ivestigado esse carnaval

  2. Até o secretário caiu nesse carnaval será que tem caroço nesse angu?

  3. ué pelo que li do documentou ai não era nem para ele ter participado do desfile, que coisa deprimente

  4. É isso aí comunidade! Vamos a luta que a gente vence!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Confira também

Tomate

A música está na vida do cantor desde os 15 anos, quando já era conhecido como Tomate - apelido...
- Você também pode aparecer aqui -spot_img

Você também vai gostar

- Publicidade -spot_img