Patrimônio Imaterial do Brasil, o samba se tornou no ritmo oficial do país. Este ano as comemorações pelo dia nacional do samba, marcam um final de semana inteiro de festividades por todo país:
No Rio de Janeiro, os dias 1 e 2 de dezembro serão dedicados ao Samba com festividades por toda a cidade com destaque para o tradicional Trem do Samba
Na Bahia, um dos grandes berços, senão o primeiro berço do samba brasileiro, a 45ª edição dos festejos pelo Dia do Samba homenageia o mestre carioca Nelson Sargento e apresenta mais de vinte atrações que homenagearão o mais brasileiro dos ritmos.
Em Manaus, o Projeto Ernesto Melo e a Fina Flor do Samba, levam a energia do samba para o Mercado Cultural a partir das 20h do dia 02 de dezembro;
Em Porto Alegre, tem festa do Samba na Praça México, em Viamão e na Quadra da Imperadores (Av. Padre Cacique) com a presença de Moacyr Luz e o Samba do Trabalhador.
Em São Paulo, a festa começa na sexta e termina na segunda com direito a Vigília do Samba na União das Escolas de Samba de São PAULO (UESP) que começa as 23:59 do dia 1º de dezembro e termina com o Samba da Vela na Segunda-Feira em Santo Amaro.