Quer saber o dia e hora que a Escola de Samba do seu coração vai desfilar?
Confere aí o dia, hora, ordem do desfile e um resumo sobre o enredo das Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro no carnaval 2023.
Desfile Escolas de Samba domingo de carnaval 19/02/2023
Império Serrano
Com a voz de Ito Melodia a entoar o enredo, ao som da bateria comandada pelo Mestre Vitinho a Império leva para a avenida o enredo Lugares de Arlindo e será a primeira escola a desfilar.
O Império Serrano desfila entre 22h as 23h
Grande Rio

Na busca pelo bicampeonato no carnaval 2023 a Grande Rio faz uma homenagem a Zeca Pagodinho e promete ter a frente da bateria um amuleto de sorte: a exuberante rainha Paolla Oliveira.
A Grande Rio desfila entre 23h e 23:10h
Mocidade
A Mocidade promete fazer um desfile lindíssimo em homenagem ao Mestre Vitalino e a arte que vem do barro, propondo uma viagem ao Alto do MOura, bairro de Caruaru (PE) cujos artesãos transformam argila em arte que corre o mundo. O enredo fala da Criação e da relação entre o homem e o barro que o originou.
A Mocidade desfila entre 00h e 00:20h
Unidos da Tijuca
A Unidos da Tijuca trás o seu azul pavão e amarelo ouro para colorir a Marquês de Sapucái no dia 19 de fevereiro, com um enredo em homenagem a Baía de Todos os Santos, ao samba da Bahia e ao povo tupinambá. O enredo é lindíssimo assim como samba com toda a ancestralidade africana enraizada na nossa história.
A Unidos da Tijuca desfila entre 1h e 1:30h (madrugada do dia 20/02)
Salgueiro
O Salgueiro aposta na valorização da liberdade de expressão com enredo Delírios do Paraíso Vermelho que promete empolgar a Sapucaí. A rainha Viviane Araújo vem mexendo com a cabeça dos fãs nos ensaios com várias fantasias sem revelar qual será a sua a frente da bateria no Carnaval 2023.
A Academicos do Salgueiro desfila entre 2h e 2:40h (madrugada do dia 20/02)
Mangueira
O verde e rosa da Estação Primeira de Mangueira vai pintar a Sapucaí para finalizar a primeira noite de desfiles das escolas de samba, com o enredo As àfricas que a Bahia Canta. Lembrando que enredos que falam da África figuram entre os maiores campeões dos carnavais passados, e o samba enredo já começa saudando OYÀ (Iansã) Orixá que trouxe para a Mangueira o título de campeã em 2016.
A Mangueira desfila entre 3h e 3:50h (madrugada do dia 20/02)
Desfile Escolas de Samba domingo de carnaval 20/02/2023
Paraíso do Tuiuti
O Enredo Momangueiro da Cara Preta é a aposta da Paraíso do Tuiuti, que firmou seu lugar entre as Escolas do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Com um samba-enredo cujo refrão é daqueles que gruda na mente e faz todo mundo cantar, ao falar do caminho das especiarias a Escola promete encantar mais uma vez. A frente da Bateria, a sincronia entre a Rainha Maiara Lima e a bateria será um espetáculo a parte.
A Paraíso do Tuiuti desfila entre 22h e 23h
Portela

Celebrando 100 anos. a águia da Portela vai levantar voo na Marquês de Sapucaí com o enredo Azul que vem do infinito, destacando cinco dos grandes personagens que dedicaram suas vidas ao samba, a Portela e ao carnaval, contemplando toda a história desta que é a maior campeã do Carnaval Carioca.
A Portela desfila entre 23h e 23:10h
Vila Isabel
Na festa do Carnaval da Vila Isabel, a fé vem acompanhada da diversidade, onde todos os deuses fazem parte da história de uma só humanidade, que trilha caminhos diferentes em busca da felicidade. É apostando no ecumenismo e no sincretismo religioso tão presente no nosso país que a Vila Isabel vai desfilar na avenida, com um enredo que fala de vida, amor, fé e que no refrão homenageia São Jorge.
A Vila Isabel desfila entre 0h e 0:20h
Imperatriz Leopoldinense
A Imperatriz mais uma vez leva para a Sapucaí a riquíssima cultura nordestina, mais precisamente na literatura de cordel de olho no título de Campeã. A história de Lampião será contada de um jeito diferente que promete encantar a todos.
A Imperatriz Leopoldinense desfila entre 1h e 1:30h (madrugada do dia 21/02)
Beija-flor
Com um enredo emblemático sobre o povo brasileiro a Beija-flor leva para a avenida “Brava Gente: o grito dos excluídos no bicentenário da independência”, um tema forte, atual que promete sacudir a Sapucaí ao falar das dores atuais do nosso Brasil, exaltar o som dos batuques de caboclo, a cor e sabor da nossa brasilidade e portagonismo feminino e afro-ameríndio. Vai vim forte a escola de Nilópolis!
A Beija-Flor desfila entre 1h e 1:30h (madrugada do dia 21/02)
Viradouro
A Viradouro leva para avenida a história de Rosa maria Egípciaca, capturada e vendia como escrava às Minas Geriais, peregrinando entre os cativos da Serra da Mantiqueira, contando assim a história da febre do ouro, dos temores e sofrimentos do povo africano escravizado. Um enredo lindo, rico que também promete encantar a todos.
A Viradouro desfila entre 3h e 3:50h (madrugada do dia 21/02)