Carnaval do Brasil é um dos momentos em que o brasileiro esquece os problemas e, por alguns dias pelo menos, a diferença entre classes sociais, zona norte e zona sul, morro e asfalto ficam de lado e todo mundo desfila junto, brinca junto, canta e ri junto.
No carnaval também é o momento do brasileiro fazer o seu protesto, expor o seu modo de pensar, só que de uma maneira bem original e tipicamente brasileira: com sátira, irreverência e muito, mas muito bom humor. E uma das melhores formas de fazer isso é através da Marchinhas de Carnaval!
O Concurso Nacional de Marchinhas Carnavalescas da Fundição Progresso surgiu em 2005, com o objetivo de resgatar a tradição dos antigos carnavais. Criado a partir de uma ideia do produtor cultural, Perfeito Fortuna, que sonhava com o ressurgimento dos antigos concursos musicais de marchinhas, este projeto valoriza a música carnavalesca, seus compositores e intérpretes, a brincadeira lúdica e a criação popular, tendo o folião como personagem principal da festa.
Desde então, o Concurso Nacional de Marchinhas abre inscrições gratuitas em todo o país, premiando as melhores marchinhas com gravação de CD, troféus e dinheiro.
Até hoje, já recebeu mais de 6 mil marchinhas vindas de todos os estados brasileiros. Depois de inscritas, as músicas são avaliadas pelos jurados e escolhidas 10 músicas finalistas, que são gravadas em CD com distribuição nacional.
A cada edição, o Concurso homenageia um grande nome da música brasileira, como Braguinha, João Roberto Kelly, Carmen Miranda, Lamartine Babo, Chiquinha Gonzaga, Emilinha Borba e Mário Lago.
Ao chegar à sua 11ª Edição, o Concurso trás como Homenageando o Poeta da Vila “Noel Rosa”, autor de “Pierrô Apaixonado” (com Heitor dos Prazeres) “As Pastorinhas” (com João de Barro), entre outros clássicos do carnaval brasileiro.
Além do Concurso, o projeto organiza grandes desfiles de rua com os melhores blocos da cidade do Rio de Janeiro; bailes de salão com a apresentação das 10 músicas finalistas; uma festa de lançamento para o CD; e o baile da grande final, apresentado ao vivo no programa Fantástico, da Rede Globo, para que o público faça a escolha da marchinha vencedora.
Para alguns, é só carnaval!
Para outros, é uma oportunidade de expor sua opinião ou seu protesto, da maneira que o brasileiro mais gosta de fazer: com irreverência. Entre os temas mais diversos que se tornam marchinhas carnavalescas, as falcatruas políticas sempre estão em alta.
Então este ano, pode se preparar porque lava-jato, corrupção e ladrão serão temas de marchinhas e podem até virar bordão. Aí, já deu até rima!
“Então este ano, pode se preparar porque lava-jato, corrupção e ladrão serão temas de marchinhas e podem até virar bordão. Aí, já deu até rima!” A terra plana dá voltas…
VAI TER CONCURSO DE MARCHINHAS PARA O CARNÁ DE 2022 ?
VOU FAZER ATÉ MARCHINHA DE PORTUGUES “ORA POIS”. MANDA INFO PARA MIM ABS.