A cantora e compositora Carol Naine apresenta sambas que fazem parte do cancioneiro mais fino e querido por todos que se consideram bons da cabeça e do pé. Cantando o repertório de Adoniran Barbosa e Cartola, a artista traz temas que, escritos há mais ou menos 50 anos, permanecem atuais.
O show, intitulado “Rir para não chorar”, já havia sido apresentado, de modo adaptado, na internet durante a pandemia. Agora, de volta aos palcos, Carol Naine ocupa o Centro Cultural
São Paulo, mais conhecido como CCSP, no dia 28/08, domingo, às 18h. As entradas serão gratuitas.
“Sei que, por ser um repertório super conhecido e bonito, já tenho muito ao meu favor: imagino a galera cantando junto comigo. Vai ser bom demais ver ao vivo a reação das pessoas a esse trabalho que já foi tão bem recebido na Internet! Homenagear dois compositores históricos e fazer esse retorno dentro do estilo que mais amo cantar: o samba.”
Carol Naine é carioca e foi premiada diversas vezes como cantora e compositora. O seu segundo álbum, “Qualquer pessoa além de nós”, lhe rendeu indicação ao 28º Prêmio da Música Brasileira na categoria Melhor Canção, ao lado de Tom Zé e Zeca Pagodinho. Em 2020, recebeu o prêmio como compositora representante do Brasil pelo programa internacional Ibermúsica, tendo recebido apoio financeiro para criar novas composições. Em 2019, foi jurada do programa Canta Comigo, apresentado na época por Gugu Liberato. Começou sua carreira cantando samba na Lapa, bairro boêmio e vibrante de sua cidade natal. Agora, além de ser um retorno aos palcos, será também um retorno ao ritmo que embala sua formação artística. Para tanto, escolheu canções que podem ser usadas como definição de Brasil: “Trem das Onze”, “Saudosa Maloca”, “O Mundo é um Moinho”, “Tiro ao Álvaro”, “Alvorada” e mais. O espetáculo, fazendo distanciamentos e aproximações entre Cartola e Adoniran, resgata a temática de tais trilhas que têm a força suficiente para pensar as contradições atuais do país.
Na banda que acompanha Carol Naine nesta agenda, Alexandre Vianna (piano), Erica Navarro (violoncelo) e Fabio Faustino Jambra (percussão), além da participação especial de Jota.pê, também integrante do duo ÀVUÀ
“Rir para não chorar” é um projeto contemplado pelo EDITAL DE APOIO A PROJETOS CULTURAIS DESCENTRALIZADOS DE MÚLTIPLAS LINGUAGENS — Secretaria Municipal de Cultura.
foto: Paulo Barros
SERVIÇO
28/08 (domingo)
Local: CCSP (Centro Cultural São Paulo) – Sala Adoniran Barbosa
Endereço: Rua Vergueiro, 960 – Liberdade, São Paulo – SP, 01504-000
Horário: 18h
Participação Especial: Jota.pê
PRÓXIMA DATA
10/09 (sábado)
Local: Tendal da Lapa
Endereço: R. Guaicurus, 1100 – Água Branca, São Paulo – SP, 05033-002
Horário: 17h