Sergipe é conhecido como o “país” do forró, mas pouco sabem que o samba também está muito presente no menor estado da federação.
Sergipe possui diversos grupos folclóricos que tem no samba a sua matriz ritmica, como o samba de pareia da Mussuca, em Laranjeiras, com Dona Nadir e Seu Mangueira, o Samba de Aboio, do Povoado da Aguada em Carmopolis e o Samba de Coco de Sr. Diô, do Povoado Areia Branca, mas vamos nos ater aqui as rodas de samba da capital
1- Samba do Seu Inácio
A roda de samba do Seu Inácio, ocorre tradicionalmente todas as sextas e sábados, e acredite, é no bar Seu Inácio, localizado num dos bairros mais boêmios da cidade, o Inácio Barbosa.
A roda de samba começa às 19h e vai até meia noite.
2- Roda de samba da Uçá
A roda de samba da “Uçá” acontece todas as sextas feiras na cervejaria sergipana Uçá, localizada na Av. Tancredo Neves, a partir das 19h, com a banda de Roque São Jorge
3- Roda de samba no Seu Rafael
A roda de samba no Seu Rafael acontece todas as sextas, a partir das 20h, no bar Seu Rafael, localizado Na rua Rafael de Aguiar, com a banda Kizomba

4- Roda de samba no espetinho do Ninho
Todos os sabados, a partir das 17h, acontece a roda de samba no Espetinho do Ninho, localizado no Augusto Franco, com a banda Quioco Cabriolar.
A roda de samba é de graça e acontece no meio da rua.
5 – Pagode do coy
Segunda também é dia de samba em Aracaju. No bairro industrial, rola o Pagode do Coy, na Orlinha, a partir das 19h

6- Projeto samba no Terra
Os Compositores e músicos Camilla Campos, Débora Diamantina e Humberto Barretto, se unem trazendo muita alegria e festividade com uma roda de samba circular.
A proposta é fomentar o movimento do samba, trazendo também um trabalho autoral, agregando amigos e convidados da cena do samba sergipano.
A roda acontece todas as quintas de 15 em 15 dias, durante todo o verão.
7- Dia Nacional do Samba – Dezembro
Em Dezembro, em comemoração ao dia nacional do samba, rolam duas rodas de sambas tradicionais em Aracaju
A Roda de Samba da banda Samba do Arnesto, em diferentes pontos na cidade e a Roda de samba do Coletivo Mulheres do Samba, roda de samba que pegou no Brasil inteiro por exaltar a força da mulher brasileira, sambista e ocupando seu respeita lugar nas rodas de samba.

Matéria com a colaboração e parceria com grupo @sambadoarnesto