Aos Novos Compositores é um projeto de sambas autorais inéditos e cantados na voz do próprio compositor.
Surgiu em 2015 e aos poucos foi se popularizado, conquistando público e hoje é um dos mais importantes projetos culturais do Rio de Janeiro.
Dizem que oportunidade não se ganha, se cria. O projeto Aos Novos Compositores é um exemplo típico disso:
A gente se reuniu com a finalidade de ter espaço para que os compositores apresentassem suas canções, seus sambas. A gente via uma certa dificuldade da galera apresentar seus sambas em outras rodas de samba pela cidade. Então, resolvemos criar essa roda de samba que fosse voltada tão somente para que o compositor apresentasse suas composições.
Afirma Fernando Procópio um dos ícones do projeto cultural.
O início contou com a tecnologia numa conexão que deu certo. Segundo Fernando Procópio, no começo foi criado apenas um Grupo no Whatsapp onde compositores trocavam canções, algumas inacabadas que eram terminadas por outros participantes do Grupo. Aos poucos, vários foram apresentando suas canções e finalmente resolveram sair do “mundo virtual” para compartilhar essa rica experiência no mundo real.
Reunidos em um dos mais emblemáticos redutos de Samba do Rio de Janeiro, O Beco do Rato, na Lapa, o projeto Aos Novos Compositores, trouxe para roda de samba uma dinâmica que não poderia ser mais autêntica:
Sempre na 2ª e 4ª terça-feira do mês, a roda acontece no Beco do Rato e a magia está nos valiosos cadernos: Sim, apesar de ter começado num grupo de wattsapp, os compositores não dispensaram a tradição de reunir em cadernos as letras de sambas inéditos e autênticos .
No primeiro evento do mês são feitas as execuções dos cadernos do projeto: “A gente distribui um caderno pra galera, pra que o pessoal acompanhe os sambas que serão apresentados na noite. No nosso segundo evento mensal a gente faz o que chamamos de “ANC RETRÔ” cantando somente os sambas que já compuseram o caderno e que se popularizaram na voz da galera.”, explica Fernando.
O resultado é fascinante: no primeiro evento o público se sente prestigiado em ouvir, ao vivo e em primeira mão, sambas inéditos, na voz do próprio compositor. É como degustar uma receita de sabor único que acaba de ser criada e, é servida com exclusividade, pelo próprio Chef!
No segundo evento do mês, o caderno fica guardado e o povo, em coro, canta os sambas que se popularizaram na roda. É a hora dos “criadores da receita” atestarem que não “erraram a mão”: o tempero foi colocado na medida certa e todo mundo quer “experimentar mais um pouquinho”.
Neste segundo evento é aberto também um espaço, um bloco todo, para que compositores que ainda não fazem parte do Projeto Regular, que não tem suas composições nos sagrados cadernos, possam prestigiar e serem prestigiados apresentando suas canções.
É a máxima da gentileza que gera gentileza e o povo agradece aplaudindo de pé, sambando e batendo na palma da mão!
Ao completar apenas 3 anos, o projeto Aos Novos Compositores que começou sem espaço, está em seu 10º Caderno.
O que era dificuldade, foi transformado em oportunidade e se tornou um projeto valoroso que salvaguarda de forma primorosa, as tradições que fazem do Samba, uma das mais autênticas e importantes manifestações culturais brasileiras.
Samba de qualidade em tempos modernos, é disso que o mundo precisa, alegria, carinho, união. Parabéns aos organizadores, aos artistas, ao sambando que valoriza a nossa arte e aos novos compositores.
Adorei a matéria sobre esse lindo projeto que revitaliza o samba carioca, só poderia esperar isso desse site maravilhoso “Sambando” que de forma muito interativa, intelectual e que ao mesmo tempo, tem uma linguagem popular, uma mistura difícil e que fazem com maestria.
Demais pessoal, coisa linda essa reportagem