Alcione é uma das maiores vozes da música brasileira, conhecida e respeitada no mundo inteiro.
Até o rapper Snoop Dogg já mostrou ser fã da grande diva brasileira, inclusive fazendo questão de mostar um vídeo curtindo Alcione.
Professora de formação, foi demitida por ensinar seus alunos a tocarem trompete na sua terra natal, o Maranhão.
O contratempo na verdade virou incentivo: passou a se dedicar interiamente a sua grande paixão, a música, ainda no Maranhão.
Mas o talento nato e o amor pela música, fariam Alcione levantar vôos mais altos e, com este objetivo desembarcou no Rio de Janeiro, onde gravou em 1975, a sua primeira canção, “Não deixa o samba morrer.”
A voz marcante deu vida ao samba de letra forte que era a primeira canção do álbum A voz do samba.
O nome do primeiro álbum, parecia o prenúncio de um futuro de sucesso que levaram Alcione a se tornar para o mundo inteiro, a “voz do samba” que a fez ter uma brilhante trajetória de sucesso, celebrando em 2023 50 anos de carreira.
E uma data tão especial, não podeira passar em branco. Alcione tem recebido homenagens por todo o Brasil e, chegou a hora de um dos principais programas musicais brasileiros, que estreou em 1981, fazer sua homenagem a diva.
Alcione será homenagada pelo programa Som Brasil na TV Globo, com apresentação do ilustre Pedro Bial e participações especiais de Mumuzinho, Leci Brandão, Luciana Mello, entre outros grandes nomes do samba, e é claro, a bateria da Estação Primeira de Mangueira, sua escola do coração e que a acolheu assim que colocou os pés no Rio de Janeiro.
A edição especial do Som Brasil, que vai ao ar nesta quarta feira, 11/10/2023, foi gravado na quadra da Mangueira em um show especial para familiares, amigos, fãs e pessoas próximas.
As irmãs de Alcione, Maria Helena e Solange Nazareth, também vão falar sobre a vida e relação de amizade com a grande diva, revelando, com muito bom humor histórias indéditas da infância, da influência musical, e especialmente do pai d alcione, João Carlos Dias Nazareth que despertou na filha, o interesse pela música.
Vai ser lindo de ver, vai ser emocionante, do jeito que a grande Alcione Marrom merece por seus 50 anos de música e de samba.