“Bora chuviscar?” A expressão se popularizou entre os paulistanos graças ao grupo Chuvisco, que transformou o ato de “chuviscar” em sinônimo de liberdade, diversão e autenticidade. Formado por Vitor Demarchi, Charles Alvarenga, Gabriel Macedo e Gabriel Pizzingrilli, o grupo surgiu há três anos como uma brincadeira entre amigos apaixonados por pagode. Tendo iniciado como rodas de samba entre amigos e na praia, rapidamente tomou proporções maiores, levando à criação de um grupo musical e do “Pagode do Chuvisco”, festa que se tornou um fenômeno em São Paulo.
O bordão “Ela roda a cidade inteira pra ficar comigo, porque eu sou do pagode o chuvisco”, derivado do sucesso “Esquema Preferido” dos Barões da Pisadinha, é cantado a plenos pulmões em cada evento em que os amigos marcam presença, reforçando a conexão emocional que criaram com o público. O quarteto lançou em 2023 a música autoral “Pega Eu Pra Você” e um medley com 7 sucessos do pagode dos anos 90, incluindo “Cigana” do Raça Negra e “Me Apaixonei Pela Pessoa Errada” do Exaltasamba.
O grupo também tem se destacado em eventos importantes da cena musical brasileira, como o Resenha Festival em agosto, em SP, onde dividiram o palco com ícones do pagode como Belo e Péricles, e um camarote da Sapucaí em 2023. Também têm sido presença cada vez mais constante nas festas de Réveillon, como as de Barra Grande (BA), Jericoacoara (CE), São Miguel do Gostoso (RN) e Barra Grande (PI); no de 2025, estrearão no Réveillon dos Milagres, em Alagoas. Além disso, já dividiram palco com nomes como Anitta, Jorge & Mateus, Matheus Fernandes, Felipe Araújo e Thiaguinho, mostrando sua versatilidade e capacidade de integrar diferentes personalidades e estilos musicais.
O “Pagode do Chuvisco” é conhecido por suas edições temáticas e cenários cuidadosamente elaborados, com temas como Carnaval, Halloween e Arraiá. Além da música, a criatividade do grupo se reflete nas fantasias que eles vestem a cada evento, sempre alinhadas ao tema da festa. O público, por sua vez, entra no clima, criando uma atmosfera única e cheia de interação. Personagens como Chapolin Colorado, Wandinha Addams e Woody, do Toy Story, já marcaram presença por meio das caracterizações dos cantores, que sempre surpreendem os fãs e fazem o público cantar e dançar.
As festas acontecem predominantemente em São Paulo, mas o Pagode do Chuvisco já levou sua energia contagiante para outras cidades, como Bauru (SP), Jericoacoara e São José dos Campos (SP), sendo eventos sempre muito bem frequentados, com presenças ilustres de celebridades e jogadores como Adriano Imperador.
O Pagode do Chuvisco não é apenas uma festa, é também uma marca que vai além dos palcos. O coletivo possui produtos licenciados, como os famosos bonés “ChVsc” e copos personalizados, que se tornaram populares entre o público. Esses itens não só marcam presença nas festas, mas também são usados por jovens em diversos lugares da noite paulistana, tornando a marca ainda mais forte e presente no cotidiano. Além disso, o conjunto sempre acompanha as trends das redes sociais e assuntos do momento para brincarem com elas, trazendo-as para o universo do Chuvisco.
Uma das edições mais inusitadas do Pagode do Chuvisco contou com a presença da banda coreana Tell a Tale, que fez uma participação especial em uma das festas e surpreendeu o público ao cantar pagode. A diversidade e a ousadia do grupo em trazer elementos inesperados para suas apresentações são uma das chaves para o sucesso contínuo do Chuvisco, que nunca se repete, mas sempre mantém sua essência.
O Pagode do Chuvisco é mais do que uma festa. É um movimento que celebra a liberdade, a diversão e a autenticidade, embalado pelo melhor do pagode. Cada edição é uma experiência única, onde o público pode ser quem quiser, rir, dançar e, claro, chuviscar.
Crédito: Pridia/ @pridiabr