21.3 C
Brasil
terça-feira, outubro 15, 2024

Loja Sambando

spot_img

60 anos do Jongo da Serrinha terá apresentação no Parque Madureira

Do Jongo ao Samba: O espetáculo com arranjos de Paulão 7 cordas, conta a história dos jongueiros e a ligação com África, além homenagear as matriarcas jongueiras

Você viu?

spot_img

O Jongo da Serrinha apresenta o espetáculo comemorativo aos seus sessenta anos de história, na Arena Fernando Torres, em Madureira, sexta, 29 de setembro, às 19 horas. Com classificação livre e gratuito, o show leva ao palco a tradição jongo ao samba com tambores seculares, arranjos de Paulão 7 Cordas, utilizando violão, cavaquinho e tambores, desenho de luz, direção de arte e figurinos da época.

Como em uma viagem no tempo, por meio dos tambores e da dança, o grupo mostrará ao público, a ligação do jongo com a África, contando por meio da arte a história dos jongueiros no início do século passado, o surgimento da comunidade da Serrinha e a história das personalidades jongueiras, que fazem parte da cultura do Brasil e que deu origem ao samba, ritmo símbolo do país mundo afora.

O show homenageará suas matriarcas, que durante todos esses anos foram responsáveis pela estruturação e produção de ações que mantiveram o jongo ativo na cidade do Rio de Janeiro. Vovó Maria Joanna, Tia Eva Emely, Vovó Teresa, Luiza Marmello e Tia Maria do Jongo – que faleceu em 2019 com 98 anos – serão as grandes estrelas da noite.

“O espetáculo 60 anos do Jongo da Serrinha é muito emocionante e traz o público para o nosso lado, para entrar na roda e vivenciar o jongo conosco. É totalmente dedicado à Vovó Maria Joanna, o Terreiro Cabana de Xangô, com sua neta Deli Monteiro presente, como atual matriarca do Jongo da Serrinha e escolhida pelo grupo justamente por todo esse axé” conta Lazir Sinval, coordenadora artística.

Com os pés descalços e os vestidos longos, que fazem “a energia girar” numa roda, o Jongo da Serrinha, uma das mais importantes manifestações culturais do país, Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro, vai se conectar com o público, fazendo uma apresentação interativa, trazendo jongos clássicos e novas composições. “Nossa ideia neste espetáculo é que possamos juntos com o público fazer uma viagem no tempo e com a presença dos ancestrais jongueiros, e de todas as matriarcas, por meio da memória e sentimento. Uma emoção enorme pra mim, que sou a matriarca hoje em dia”, relata a jongueira Deli Monteiro.

O show tem apoio do Programa de Fomento Carioca – Foca. Os ingressos podem ser adquiridos gratuitamente aqui

Da esquerda para direita: Lazir Sinval, Cida Santana e Deli Monteiro

Serviço:

Show Jongo da Serrinha 60 anos

Data: 29 de setembro

Local: Arena Carioca Fernando Torres – Parque Madureira – R. Bernardino de Andrade, 200

Horário: 19h

Classificação livre

- Publicidade -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Confira também

Sorriso Maroto

O Sorriso Maroto gravou seu novo DVD com antigos e novos sucessos no dia 1° de março, data em...
- Você também pode aparecer aqui -spot_img

Você também vai gostar

- Publicidade -spot_img