29.5 C
Brasil
quinta-feira, novembro 21, 2024

Loja Sambando

spot_img

Acadêmicos da Asa Norte é Campeã do inusitado carnaval de Brasília 2023

Você viu?

spot_img

O desfile das Escolas de Samba de Brasília 2023 marcou o retorno da tradicional festa, depois de 9 anos de espera:

Entre polêmicas, emoção, correria e muito frio, o calor da paixão pelo samba e pela cultura popular, levou as comunidades a enfrentarem o frio, as dificuldades de formar as alas, para fazer ressurgir o tradicional Desfile das Escolas de Samba de Brasília que encanta gerações.

Nos bastidores,  embora manifestassem certo inconformismo com a data escolhida para o evento, que concorreu diretamente com as festas juninas, os componentes das Escolas mantinham-se firmes e animados para entrar na avenida novamente, após 9 longos anos de espera.

Só mesmo uma grande paixão para fazer alguém varar madrugada ao relento, em meio ao frio cortante da noite de Brasília nesta época de junho, para manter viva a tradição.

Aliás, vencer o frio foi um imenso desafio principalmnete para a velha guarda das escolas de samba do DF. Muitos inclusive, não desfilaram.

O desfile não teve a grandiosidade e o público de dez anos atrás mas, podemos dizer que foi uma manifestação clara de força, garra, coragem e união das comunidades.

No grupo especial, era difícil dizer quem se sairia melhor pois, era visível o esforço das comunidades em fazer o carnaval mais bonito, não pelo título, mas pelo valor cultural e social que o desfile representa, ao unir pessoas de várias idades em torno de  tradições e ensinamentos que passam de geração para geração, como forma também de resguardar e perpetuar um pouco da nossa história.

E neste esforço conjunto, a Acadêmicos da Asa Norte, foi a campeã do Carnaval de Brasília 2023:

Levando para a avenida o enredo inspirador “Mulheres pretas do Brasil”, com histórias de mulheres negras que exerceram protagonismo na formação sócio cultural do país, fazendo homenagem a Marielle Franco,  Elza Soares, Leci Brandão, Margareth Menezes  entre outras, a Escola tirou nota 10 em quase todos os quesitos, valorizando a sua comunidade.

A Acadêmicos da Asa Norte,  deu exemplo da união entre a sabedoria e experiência da “velha guarda”, com a força e inovação dos jovens que lotaram a arquibancada durante a apuração:

Juntos enfrentaram os desafios do desfile, juntos se emocionaram e juntos celebraram a vitória, mostrando que com respeito, empatia, união, honestidade e valorização da cultura tradicional e da história de luta do nosso povo, podemos alcançar muito mais do que esperamos.

- Publicidade -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Confira também

Monarco da Portela

Em 1950 foi convidado a integrar a ala de compositores da Portela, sua grande paixão, onde mais tarde viria...
- Você também pode aparecer aqui -spot_img

Você também vai gostar

- Publicidade -spot_img