A Mocidade Alegre é campeã do carnaval 2023 em São Paulo, depois de uma disputa acirradissima com a Mancha Verde.

Com um enredo inusitado que contou a história de Yasuke, considerado o primeiro Samurai negro do mundo, a Mocidade Alegre recebeu nota 10 em quase todos os quesitos.
A Mocidade levou para a avenida uma mistura entre as tradições religiosas e culturais dos povos africanos, do Japão e dos jesuitas portugueses numa combinação que deu certo.
A bateria estava fantasiada de exército de Oda Nobunaga, grande conquistador militar japonês da época. Outro destaque da bateria foi uma bossa que se assemelhava ao funk americano e que agradou muito.
Agora o ponto alto do desfile, foi a relação que a Mocidade Alegre fez entre a saga de Yasuke e a luta dos jovens negros no Brasil para conquistar o merecido respeito e reconhecimento, o que ficou marcado não só no desfile, mas no verso do samba-enredo:
Serás eterno, jamais se apagará
Em cada jovem o sonho brilha
A sua luz renascerá
Pode ter fé
Que todo preto pode ser o que quiser!
O samba enredo foi entoado a plenos pulmoes pelo publico, durante todo o desfile e vai ficar para a história.
Parabens ao Bairro do Limão e a Mocidade Alegre por mais um título.
Ao invés de valorizar o país, nossa história, vão valorizar a cultura do Japão dando o título para um enredo que falava mais do Japão do que do negro que virou Samurai. A Mancha Verde tava muito melhor, o enredo foi inovador misturando Xaxado com samba, foi lindo mano.
Hahaha aceita que doi menos, È Mocidade e não tem prá ninguém!
Estou com meu coração até agora acelerado depois dessa disputa. Acho que a Mancha Verde merecia mais. tava mais bonita. mas quem decide são os jurados né, fazer o quê, Mancha te amo! Ano que vem é noiz!
Achei muito merecido o título da Mocidade Alegre. A escola estava linda e escolheu um enredo espetacular. Parabéns galera do Limão. Fizeram bonito!