Samba e futebol sempre foi uma combinação mais que perfeita, original do Brasil e que encanta o mundo todo.
E por falar em “mundo todo”, por mais que o Brasil tenha grandes times, inegavelmente a história do Vasco da Gama é uma das mais belas e respeitadas histórias do futebol mundial.
Da luta contra o racismo, passando pela construção da própria sede, para dar aos que não se enquadravam no “padrão” para jogar ou curtir futebol, a oportunidade de jogar e torcer, o Vasco ergueu não apenas seu estádio, São Januário, mas despertou um amor que não tem igual por parte da sua torcida.
E este amor tem reunido uma multidão desde 2019 no entorno de São Januário, numa roda de samba aberta e totalmente democrática onde todo Vascaíno pode fazer o que mais ama: Ver o futebol, tomar cerveja e claro, declarar em alta voz todo o seu amor pelo Gigante da Colina.
Chama de Sambarreira, a roda de Samba do Vasco, ganhou força com a campanha para o retorno do Vasco a série A, o que já está praticamente garantido.
O som das emblemáticas músicas da torcida do Vasco da Gama que, cá pra nós, são muito criativas e arrepiam por expressar o amor gigante e incomparável que esta torcida tem pelo time do coração, pode ser ouvida a uma considerável distância.
VASCO x Tombense
— Andrea P. S. Ferreira ✠💕🌟 (@AndreaPSFerrei1) August 15, 2022
Jorge Salgado foi pra galera!!!!#VascoDaGama #sambarreira #barreiradovasco #verdadeiroclubedopovo pic.twitter.com/8MD26GKJCd
Entre sucessos consagrados entre a imensa e feliz torcida vascaína, como “Ana Júlia Vascaína”, “Sambarock do Molejão versão Vascaína”, a música da vez é a versão de “Falta Você” do Thiaguinho.
E a torcida eleva a voz em coro no refrão:
Mas a verdade é essa aqui
acima de tudo
abaixo de nada
o Vasco é meu mundo
aqui e minha casa
eu amo você,
Vasco eu amo você
E neste clima de amor, vibração, samba, futebol e cerveja, dia de jogo do Vasco, o esquenta e o pós jogo, já tem lugar marcado:
A roda de samba se forma em frente ao setor social de São Januário e arrasta milhares de torcedores de todas as idades.
Até o presidente Jorge Salgado já deu o ar da sua graça por lá.
O grupo que comanda a roda é formado por dez membros meio “fixos” mas, a roda tem espaço e lugar para quem quiser chegar.
Na próxima quinta-feira (27) a roda de samba Sambarreira formará o maior esquenta já visto pois, se o Vasco apenas empatar com o Sampaio Correia no jogo que acontece as 21:45h, o Vasco estará oficialmente na Série A.
Já imaginou a festa?!
O sentimento não para… #lanceCOLINA pic.twitter.com/hdf93MyyC4
— Joel Silva (@JoelSilva90) October 22, 2022
A barreia vai ficar pequena para esta super roda de samba tão original, autêntica e apaixonante como o Vasco e o Samba.