Sabe aqueles pagodes clássicos que moram na memória da gente e que estão sempre na ponta da língua e na ponta do pé? Pois boa parte deles serão tocados pelos próprios responsáveis por estas composições eternas, no Samba in Caxias, marcado para este domingo nos Pavilhões da Festa da Uva. Raça Negra e Alexandre Pires comandam a festa, que ainda terá o grupo pelotense Eu Sei Que Tu Dança, esquentando o público com muito pagode.
Formado em 1983, o Raça Negra vive a expectativa de comemorar quatro décadas de carreira, o que certamente será feito em grande estilo. Com músicas que se tornaram verdadeiros hinos da música brasileira, como “Cheia de Manias”, “Ciúme de Você” e “É Tarde Demais”, o quarteto liderado pelo cantor Luiz Carlos é um dos mais longevos em atividade no país, e segue conquistando novos fãs com a turnê “O Mundo Canta Raça Negra”.
Fico muito feliz em ver a longevidade das nossas músicas. É claro que lá em 1983, quando tudo começou, não imaginávamos todo esse sucesso. É muito gratificante saber que o Raça Negra se tornou uma referência para outros artistas do segmento e ainda mais gratificante ver todo carinho do público com a gente – comentou Luiz Carlos, em entrevista ao Pioneiro por WhatsApp.
Quem não fica atrás na quantidade de sucessos com que contribuiu para o repertório do pagode nacional é Alexandre Pires, que chega a Caxias com a segunda versão do show Baile do Nego Véio. Além de clássicas do Só Pra Contrariar, banda que o consagrou nos anos 1990, como “Essa Tal Liberdade”, “Que Se Chama Amor” e “Depois do Prazer”, o cantor presta homenagem a outros artistas que marcaram especialmente aquela década de auge do pagode, como Molejo e Art Popular. Com três horas de duração, o repertório ainda passeia pelo forró do Falamansa e até pelo reggae dos Paralamas do Sucesso.
PROGRAME-SE
Samba in Caxias, com shows de Alexandre Pires e Raça Negra
Domingo, a partir das 17h (abertura dos portões)
Parque de Eventos da Festa da Uva
a partir de R$ 50