Um jardim gramado, com árvores frondosas. Este é o cenário de uma roda de samba especial que acontece toda segunda-feira a oito anos. Especial porque é destinada a alegrar as tardes de segunda-feira de 150 idosos que vivem por ali, sem família…
O Asilo Padre Cacique, Organização não Governamental e sem fins lucrativos, criado pelo Padre Baiano Joaquim Cacique de Barros em 1898, recebe toda segunda feira, voluntários de várias idades que fazem a alegria dos vovôs e vovós que vivem ali.
A roda de samba acontece já a oito anos. A idéia surgiu durante uma conversa despretensiosa do Sr Luiz Carlos, militar aposentado e ex músico das noites de Porte Alegre, e D Vilma Mazarem. Com 80 anos respectivamente, eles resolveram juntar amigos e iniciar a batucada.
Já na primeira tarde, as músicas de Cartola, Noel Rosa, Nelson Cavaquinho, mudaram a energia do lugar. Cheios de bom humor, batizaram a roda com o nome de “Roda de Samba do Porão do Padre.”
Hoje, a roda de samba tem 32 voluntários que se revesam no microfone. E há inclusive fila de espera para cantar ao longo da tarde. Uma alegria só!
Mas engana-se quem pensa que a alegria é reservada aos moradores do asilo. Idosos da região fazem questão de participar das rodas. Para eles o momento é mágico. O batuque do pandeiro que transpõe os portões do asilo, anuncia que a roda esta formada. E todos se animam para soltar a voz e o corpo cantando e sambando até o entardecer.